Estudo Flex GraniteDS/BlazeDS

Estamos adotando o Flex para construção de interfaces ricas (RIAs) e como não temos muita experiência, estamos apanhando em algumas ocasiões para poder validar a arquitetura de integração JAVA/Flex.

A princípio utilizamos o BlazeDS, pois é o mais adotado e pelo menos não acreditavamos precisar de sua versão paga, o LiveCycle, porém ao testarmos algo que vai ser muito comum para nós, que é trafegar Entidades do JPA para serem exibidas pelo Flex nos deparamos com um problema da LazyInicializationException. Numa aplicação feita somente em Java isso é contornável através do padrão OpenSessionInView ou OpenEntityManagerInView, porém como o Flex é uma nova praia para a gente, então tivemos que buscar alternativas. A primeira que achamos e menos impactante foi a solução com o Spring com a integração que ele traz para o Flex (http://migre.me/1ksTj). Apesar de ser uma solução boa, ela põe em dúvida em relação à escalabilidade, pois o Spring foi feito para aplicações que não precisassem ser escaláveis utilizasse as facilidades dos serviços disponibilizados pelo Container JEE, por isso sair anotando meus beans além de criar uma dependência com o Spring não avaliamos o impacto de colocar em um ambiente clusterizado. A solução foi partir para o GraniteDS.

O GraniteDS não tinha ouvido falar até então, mas vi que está ganhando cada vez mais força por não ser limitado como o BlazeDS e sua licença ser LGPL. No artigo http://migre.me/1ksZe percebe-se que além de ser um servidor voltado para JEE, ele fornece os serviços de gerenciamento e sincronização de dados que é feito somente na versão paga do BlazeDS, o LiveCycle, conforme a imagem http://migre.me/1kt3T. Já o impacto na aplicação é praticamente nulo, pois só iremos atualizar o xml de integração com o servidor.

Precisamos fazer mais testes com ele, porém vem se mostrando uma solução muito prática. Se o escolhermos espero que ele continue se desenvolvendo e caminhando junto com as grandes comunidades.

Anúncios
Esse post foi publicado em blazeds, flex, graniteds, java e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s