Dicas para passar na prova CX-310-091 (SCBCD)

Prova difícil e com muitas questões que o objetivo é confuso. Fiz a prova no dia 26/01/2010 e passei com 63%, na linha, já que a porcentagem mínima de acertos é de 59%, entretanto foi um alívio, pois estava precisando tirar essa certificação. Três meses de estudo contínuo e materiais adequados acredito que sejam suficientes para se sair bem nessa certificação.

Não existe ainda literatura específica para esta certificação e muita gente comenta que os livros para certificação são os EJB 3 in Action, EJB 3 da O’reilly e Mastering EJB 3. Na minha opinião são excelentes livros, só que não para a certificação. Eles são livros voltados para quem quer aprender desde superficialmente a quem quer se aprofundar na tecnologia de objetos distribuídos da Sun. São livros que lhe ensinam desde como construir um Hello World utilizando a forma mais simples que seria o tipo de EJB Stateless até um exemplo mais complexo usando passagem de mensagens Assíncronas com transações distribuídas.

O que eu recomendo para certificação primeiramente é comprar um bom simulador de questões, no meu caso comprei o da Sun, mas me arrependi amargamente. Além de caro, possui uma base de 122 questões que não são dinâmicas e para ficar ainda mais indignado já possuía as questões que consegui através do Google. Amigos me recomendaram o simulado da Enthuware, mas acredito que a Whizlabs ainda seja o mais confiável de todos. Caso esteja começando do zero com EJB, então leia ou o livro EJB 3 in Action, ou o livro EJB 3 da O’reilly, pois vai lhe dar a dimensão que você precisa antes de começar a fazer os simulados. A medida que for fazendo os simulado, seria bom filtrar as questões por objetivo, então recolha as questões que lhe causaram maior dúvida ou mesmo surpresa e vá atrás do embasamento através de uma literatura, no meu caso preferi ler diretamente da especificação, ou mesmo procure no Google através de Fóruns, ou mesmo vá direto ao fórum de EJB do site javaranch, pois lá irá ter informações preciosas de quem está fazendo isso e de quem está botando em prática a teoria e está enfrentando algumas dúvidas.

Para comprar o voucher, fui pelo site da Sun, então foi outra novela, pois primeiramente você tem que requisitar o voucher, depois será mandado um boleto para o seu email e só depois de 15 dias o número do voucher será mandado via email. No meu caso tive que mandar um email para sun.education@sun.com, pois já haviam passado os 15 dias e ainda não tinha recebido meu voucher. Quero agracer à Karina da Sun do Brasil que me ajudou tanto com o simulado quanto com o voucher. Não fique estudando também dias antes de prova, pois isso fará aumentar sua tensão e acabar esquecendo pontos importantes na hora da prova.

Anúncios
Esse post foi publicado em certificação, java, scbcd e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s